Porque a minha vida agora é isto, decidi por-vos por dentro dos sistemas de avaliação a que me submeteram. E para que entendam bem a magnitude do que me foi proposto, vamos por disciplinas, por ordem alfabética:
Avaliaçao Psicológica - 4 ECTS (8 horas)
Trabalho de grupo que inclui a apresentação de uma aula, sobre assuntos relacionados com a avaliação psicológica, mais relatório que explana o conteúdo da apresentação e pode avançar mais qualquer coisinha, se houver pachorra e tempo para isso;
Exame Final.
Comportamento Desviante - 4 ECTS (8 horas)
Exame Final - com pesquisa sobre um comportamento desviante.
Desenvolvimento da Criança e do Adolescente II - 4 ECTS (8 horas) - a cadeira em atraso
Exame Final
Diagnóstico em Psicopatologia- 3 ECTS (6 horas)
Testes semanais sobre os conteúdos da semana anterior; último teste a valer 30% da nota; as 2 respostas mais fracas eliminadas, ou seja, não contam para a nota.
Dinâmica de Grupo - 3 ECTS (6 horas)
Trabalho de grupo - projecto de intervenção, baseado em técnicas de grupo.
Educação - 4 ECTS (8 horas)
Apresentação de tema retirado do livro do Prof., que variava entre as 3 e as 12 páginas de abrangência (no meu caso 8) - 1/3 da nota final;
Trabalho que poderia incluir revisão bibliográfica, mais plano de investigação, mais aplicação do plano de investigação (fiquei-me pela revisão bibliográfica, porque não valia a pena o esforço por apenas mais 2 pontos ponderados) - 1/3 da nota final;
Exame final, incluindo a matéria retirada dos 2 livros indicados para a unidade curricular - 1/3 da nota final.
Psicologia Comunitária - 3 ECTS (6 horas)
Trabalho de grupo que inclui apresentação de um artigo de intervenção comunitária, com respectivas críticas, mais relatório que explana as críticas desenvolvidas na aula;
Participação nas aulas;
Os dois primeiros items correspondem a 50% da nota final.
Trabalho individual que segue o mesmo esquema do de grupo, mas não inclui a apresentação do trabalho e é um pouco mais alargado em número de páginas, porque tem de incluir a apresentação resumida do artigo escolhido por nós. Este item equivale a 50 % da nota final.
Psicopatologia do Adulto e do Idoso - 4 ECTS (8 horas)
Exame Final.
Técnicas de Avaliação Psicológica - 3 ECTS (6 horas)
Trabalho de grupo que inclui a apresentação de uma aula, sobre testes de avaliação, mais relatório que explana o conteúdo da apresentação e pode avançar mais qualquer coisinha, se houver pachorra para isso;
Exame Final (sim, numa unidade curricular prática. Quão ridículo?!).
Fica a pergunta: Como é que tendo diferentes quantiodades de horas de trabalho, se pede exactamente a mesma coisa?
Trabalhos Práticos de Investigação Qualitativa - 4 ECTS (6 horas)
Trabalho de grupo cuja informação foi chegando "às pingas" e com "deadlines" para o dia seguinte, como se nós tivessemos de estar 100% disponíveis para esta cadeira.
O melhor método de avaliação parece ser o da unidade curricular de Diagnóstico em Psicopatologia, uma vez que nos obrigou a estudar, não sobrecarrega com trabalhos em que não se aprende nada e é uma avaliação justa.
Minha gente, isto prefaz um total de 10 unidades curriculares, 72 horas de trabalho e/ou estudo semanais, 5 trabalhos de grupo, 4 apresentações em aulas, 2 relatórios, 3 trabalhos individuais e 6 exames. Toda esta descrição não faz plena justiça à magnitude de horas e esforço que cada trabalho exigiu. Somos heróis ou não somos?
Faltam-me 4 trabalhos, todos de grupo. Mas eu vou conseguir. E, depois, venham os exames!
ou heróis... ou mártires... =\
ResponderEliminarDepois queixam-se que a faculdade apresenta uma enorme taxa de insucesso! Alunos que entram em depressão porque não aguentam a pressão da faculdade e ter que mostrar aos pais porque é que pagam 1000€ de proprinas por ano, fora alojamento, alimentação e outros para quem é de longe!
ResponderEliminarNão consigo perceber o que se passa com a faculdade, e com os nossos supostos professores psicologos...!
Quem nos houve falar ate deve pensar que andamos no curso errado, mas sinceramente já diz o ditado "Em casa de Ferreiro espeto de pau!"
Está tudo bem! Temos de ser fortes... se conseguirmos passar isto tudo vamos com toda a certeza ganhar o que o Cristiano Ronaldo ganha... se calhar talvez não! Bem, ao menos podemos ter orgulho de aprender com tantos trabalhos... ups, não de certeza! Bem, podemos acreditar que não andamos a perder anos da nossa vida e saúde porque no final compensa... reconhecimento e emprego! Ups... talvez não! Ora... o que poderemos ver de bom nisto? Ah, estamos em Bolonha! Oh, não me parece bom! Ok... vou chegar lá. Já cheguei! Como não seria capaz disso?! Seremos reconhecidos como escravos do sistema! Isto sim... ah, talvez não! Os escravos podiam dormir umas horas...
ResponderEliminarDE QUE ESTAMOS À ESPERA MENINOS E MENINAS? VAMOS CALAR E CONFORMAR? PORQUE NÃO NOS MANIFESTAMOS?
t