quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Deixem-me exaltar-me um bocadinho

A FPCEUP é uma instituição recheada dos melhores profissionais de Psicologia (e não só), sendo por isso um local onde os alunos são escutados e um local onde a saúde mental de todos os indivíduos é tida em conta e, por isso, também a qualidade de vida em geral. _ MENTIRA

A FPCEUP é uma instituição universitária recheada de professores, alunos e pessoal administrativo mais preocupado com a satisfação dos seus próprios interesses do que no bem comum e que, por isso, não olham a meios para verem cumpridos os seus caprichos.

A FPCEUP deveria levar um banhinho bem profundo para limpar todas as situações de desrespeito interpessoal, para eliminar estes interesses (maioritariamente egoístas e fúteis), para limpar a memória de todos aqueles que foram injustiçados por um sistema obsoleto construído apenas com a finalidade de cumprir os interesses pessoais dos que têm poder e transmitir uma imagem totalmente contrária.

A FPCEUP tem professores que deveriam sentar-se, de novo, e por muito tempo, no banco dos estudantes, voltar a sentir na pele as injustiças provocadas por aqueles que acham que sabem tudo e não devem nada a ninguém.

Os professores da FPCEUP e os órgãos directivos (por eles constituídos) não podem esquecer que os seus estudantes são produto também das suas acções e ensinamentos. E não fosse os estudantes terem sentido crítico e um padrão ético bem-formado, seguiríamos um modelo nada bonito. Órgãos de gestão a marcarem à pressa inscrições para abafarem a indignação dos seus estudantes; professores interessados em proteger o seu ego, mais do que a sua reputação; professores a deturpar e a gozarem com as declarações exaltadas dos estudantes; estudantes demasiado exaltados e precipitados nas suas intervenções; ...

Tudo isto num dia. Tudo isto na FPCEUP. Processos que se escondem do olhar mais crítico; desculpas inventadas para justificar a angariação de mais dinheiro; jogadas de baixo nível; ...
Tudo isto é incompreensível na FPCEUP. E eu tenho o nome para tudo isto: HIPOCRISIA.

Ser psicólogo envolve saber escutar, respeitar as opiniões e o sofrimento dos outros, tentar levar os indivíduos a um equilíbrio mais saudável que conduza à saúde mental e, idealmente, à melhoria da qualidade de vida!!! O nosso/vosso papel é cuidar, não o contrário.

É tudo verdade e é tudo ignorado. E é quem nos ensina isto mesmo que lhe passa por cima e põe em causa a saúde mental dos estudantes desta faculdade.

E há desculpa para tudo: para a desorganização, atrapalhação e incompetência dos Serviços Administrativos (ou Secretaria); para a forma como são decididos e conduzidos os processos (todos eles); para a falta de intervenção da AEFPCEUP e para a falta de informação constante que devia circular entre os estudantes e é fechado em gabinetes pelos seus próprios colegas.

Não gosto e não quero. Estou triste e desmotivada. Estou desconfiada de todos. Estou desanimada para o curso e para as pessoas. Não me apetece continuar assim.

Alguém tem de dizer alguma coisa. Alguém tem de começar a dar as mãos e em união começar a mudar as coisas. Somos nós. Eles são o passado repetitivo, obsoleto, currumpido pelo seu próprio egoísmo. Nós somos a mudança, se o quisermos.

2 comentários:

  1. Olá menina, eu concordo contigo, mas leva o seu tempo e nem sempre é fácil e rápido e é preciso dar tempo. Muitas instituições de ensino praticam isso e nem reflectem um pouco.

    Beijocas e exalta-te para ai......

    ResponderEliminar
  2. Nem mais, mas sinto-me tão perdida e tão injustiçada e sem forças para lutar para com este sistema que dita regras ao belo prazer deles. E com este sistema vai a minha voz, a minha vontade de me revoltar e gritar, porque isto tudo já o fiz, e nada mudou, porque no fundo, na nossa faculdade cada um ruma para o seu lado, são poucos os que realmente escutam!!... resta-me esperar...

    ResponderEliminar