quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Coisas para pensar

Um dia já fomos assim, já quisemos viver tudo de uma só vez: sofrimentos, tristezas, angústias, saber como dói ser um herói de romance, de sentir que é tudo uma mágoa só e que nunca, nunca vai ficar tudo bem. Um dia já quisemos chorar tudo, deitar a tristeza para fora num só grito de desespero para que toda a gente ouça o que dói aqui dentro. E dói tanto, por vezes... Um dia já quisemos olhar para o mundo e morrer num sopro de cansaço e nunca mais sentir nada, porque o coração não aguenta mais de tanto se gastar na vida. Um dia quisemos todos viver histórias para contar nos filmes, mas nunca a quem pensa que nos conhece. Um dia quisemos ser o erro e o lamento de vidas impossíveis de serem sentidas todas numa só dor. Um dia quisemos todos ser o que só alguns almejam: a coragem de sofrer e de enfrentar o sofrimento e ser feliz quando se sofre. Um dia quisemos todos entender porque se sofre e se é feliz ao mesmo tempo, sabendo que só sofre quem se arrisca, quem se dá à vida, quem vive realmente e não tem medo das arestas da calçada onde descansamos. Um dia todos quisemos nunca mais sorrir só para saber como é ser um farrapo, uma réstia de vida, deitada, derrotada, "desistida" de si mesma.

Um dia olharemos para trás nos olhos duma criança desejosa disso tudo e teremos pena que a vida se viva um dia atrás do outro e não num momento de êxtase e paixão e heroísmo. Pensaremos em tudo o que tentamos esquecer, esconder, viver pelos filmes e pelas músicas, e não nas coisas que valorizamos todos os dias e que, no final, nada valem, nada pesam, não importam. Um dia, vamos deixar de criticar as pessoas que cometem muitos erros e se magoam muito, porque saberemos que sempre quisemos ser essa pessoa, mas foi sempre mais fácil fazer o que é certo, foi sempre mais fácil procurar o caminho da felicidade, em vez de a vivermos no caminho que nos calhar.

Um dia, vais olhar e vais arrepender-te de tudo o que não viveste, de ter fugido de tudo o que receaste. Onde houver medo, que haja a coragem! E quando estiveres a sofrer de novo, vira-te de frente para o que te magoa e abraça-o e arrisca-te. Vive a tua vida, não a escolhas. Não te conformes, mas vive-te. E deixa que o sofrimento te pise e te derrote. Não tenhas medo de sofrer. Tem medo de não viver tudo o que se atravessou no teu caminho.

1 comentário:

  1. Mais uma vez aqui estou

    Caido no meu canto

    Recordo tudo o que passou

    E quebro todo o encanto




    Deste feitiço que fiz

    E que me tomou e controlou

    E assim apenas digo o que este diz

    Este terrivel encanto que me abraçou




    Estou farto de tanto falar

    De tanto sonhar

    De tanto viver

    E no entanto, tanto sofrer




    Já me julguei um anjo caido

    Mas apenas quando vi o que tinha perdido

    Tive consciencia de que sou

    Apenas uma folha que o vento levou

    Não o proprio vento, como em tempos disse

    Ajudando quem me pedisse

    Dando sem nunca pedir de volta

    Sem nenhuma sombra de revolta




    Agora aqui estou

    Sem me conseguir sequer ajudar a mim mesmo

    Tentando limpar

    As marcas que o tempo deixou




    Sou apenas a restia de uma bela pluma

    Que não foi feito para voar

    Mas para simplesmente enfeitar

    Um belo chapéu de condessa

    E mesmo essa coitada

    Já morreu na decada passada

    E a pluma assim continua

    já corruida pelas traças

    E vitima de todas as desgraças




    Estou vivo eu sei

    Mas como poderei

    Olhar um espelho quebrado

    Que me assombra com o passado

    E com o meu coração

    Há já algum tempo enterrado?


    E assim vivo uma mentira

    Dizendo que tudo ultrapassei

    Que tenho muito mais do que alguma vez pedira

    E no entanto, estou incompleto



    Enterrei o meu coração

    E por pouco não estou também morto

    Mas longe disso não fiquei

    Tudo pelo sofrimento, e pela mentira que furgei

    ResponderEliminar