sexta-feira, 21 de março de 2008

Coisas más

O que é possível fazer em Portugal a um professor? Onde foi que o país de brandos costumes os perdeu a todos? Onde estão os pais que devem educar os filhos, antes de eles terem este tipo de comportamento? Onde está o Estado quando é preciso proteger os professores? Quando surgiu a expressão "proteger os professores"? Que país é este em que isso é preciso? Onde está o país em que eu cresci? Onde está a escola em que eu me fiz gente? Onde está a dignidade que eu via nos meus professores?

Eu nunca fui a pessoa mais bem-comportada da turma, de longe. Mas sempre respeitei os meus professores. Sempre os defendi, sempre os ouvi, sempre vi neles exemplos. Talvez não em todos, mas na maioria. Mas mesmo não concordando, mesmo não os compreendendo, sempre os respeitei.

Tenho em casa uma mulher que tem um carisma especial. A minha mãe consegue transformar uma turma de insolentes, desinteressados e especiais alunos em pessoas que conseguem ouvir, que querem ser alguém, que querem viver uma vida melhor. Eu não sou uma das pessoas que se dá melhor com a minha mãe. Mas ela é e será sempre uma heroína para mim. Tenho o maior orgulho em ter sido educada por alguém que o soube fazer e que o faz melhor ainda quando se trata dos seus alunos. É fiel à sua profissão, mas é duas vezes mais fiel aos seus alunos. Nunca vi ninguém ser tão dedicada, ter tanta fé em crianças em que ninguém mais vê nada.

Espero que esta onda de desrespeito pela autoridade, em particular pela dos professores, seja travada a tempo de se degradar ainda mais a qualidade das pessoas neste país. Espero que isto pare a tempo de alguém estragar a vida à minha mãe ou a algum outro professor que ainda acredite nos alunos deste país.

É nestas alturas que eu tenho vergonha de ser portuguesa: quando vejo que isto não é apenas um caso isolado, mas uma tendência que começa a identificar-nos...

Sem comentários:

Enviar um comentário