segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Coisas de Erasmus

Há sempre aqueles momentos na vida em que tu páras para pensar no que vais e queres fazer.
Estava eu ontem a pensar como seria viver em Berlim sem conhecer bem a língua, sem amigos, sem as minhas coisas e sem família. De facto, esse é mesmo o objectivo da coisa. Mas, tendo em conta que aqui a menina já anda na faculdade há cinco anos, que quer mesmo acabar o curso e mandar-se, tendo em conta que o meu sobrinho vai nascer e eu (sei como sou) vou sentir imenso remorso de não estar aqui e não ser das primeiras a vê-lo, a pegar-lhe, a senti-lo, resolvi repensar a minha decisão.
A única coisa que eu tinha comprado, e portanto o único vínculo definitivo, era o bilhete. Por isso, não ia ser muito complicado desistir. Por outro lado, a ideia de estar presente nos primeiros dias e meses do Ricardo começaram a ganhar volume dentro de mim. Conversa-se com a mãezinha que apenas diz: "Tu é que sabes." Pois, eu é que sei.
Por isso fico. Fico e não quero mesmo que me venham recriminar e dizer que estou a perder uma grande oportunidade. Eu sei. Eu sei que ia ser muito fixe e que ia ver cenas que nunca vi e que ia conhecer gente espectacular e que ia aprender mais depressa a falar Alemão. Por saber tudo isso, é que a minha decisão foi pensada. E o mais importante para mim, neste momento, é acabar este curso, é ver o Ricardo crescer (conhecendo a minha cara), é poder decidir sem amarras e correndo os riscos sozinha.
Agradeço todo o apoio que recebi, todos os conselhos e advertências e mesmo as promessas de me irem visitar. Podem fazê-lo na mesma. Não escondo a minha morada de ninguém. E viajar posso sempre fazê-lo (com todas as cenas fixes que isso implica).

4 comentários:

  1. Como eu te compreendo amiga... Não sei se é por te conhecer há tantos anos ou ser fácil prever algumas decisões tuas ou por um simples feeling mas não me chocou de de forma alguma decisão. E compreendo perfeitamente. Sabes que a minha sobrinha também tem apenas 3 mesinhos e eu n me canso de me mitrar lá em casa e muitos menos olha-la enquanto dorme. A tua presença vai ser muito importante no nascimento do Ricardo. Tão importante pra ele como pra ti. E erasmus tb pode ser adiada por uns tempos e mesmo que que n voltes a ter esta oportunidade lembra-te que estavas cá ao lado do vosso pequeno rei. A experiência de erasmus pode ser imensamente mágica e inesquecível, mas a vinda de um milagre que nos é tão próxima pode ser tão ou mais mágica que erasmus. Compreeendo-te perfeitamente e sabes que te apoio (para além disso podes fazer uma viagem até minha casa, podemos ir aos saldos juntas e é um espectáculo ter-te por cá e banhos de água fria já faz parte de ti he he he) amo-te e apoio-te a 100%

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Passei por uma situação semelhante. No ano passado perdi uma oportunidade de ir ao Brasil, não por opção... mas por uma questão de "cunhas" que não tive! Deixando isso de parte...Como nunca desisto dos meus sonhos, optei por tentar este ano e fui seleccionado, mas por motivos que já conheces achei bem não ir! Arrependido? Não. Deixei de pensar no Brasil? Não. Tudo no seu tempo. Oportunidades não faltarão! Não há oportunidades perdidas... há, simplesmente, opções. Perde-se de um lado e ganha-se do outro, por isso nunca se perde nem nunca se ganha a 100%. Por vezes, também é confortável acreditar que "já estava destinado assim!"... não se paga nada por pensar assim e até alivia ;) Por isso, nunca te arrependas das tuas opções! As opções que tomamos são sempre as melhores, nem que os efeitos só se notem a médio/longo prazo. E poderes dizer "sim" ou "não", significa que és livre de optar! E há algo mais fascinante do que a liberdade?

    Boa sorte! Qualquer coisa estou aqui... Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Fixe... o importante é tu ficares bem....

    ResponderEliminar
  4. erasmus é espectacular, mas concordo que nao se compara ao nascimento de uma criança :) compreendo e acho um motivo mais do k suficiente.
    nunca t esqueças de outra coisa, o erasmus é uma experiencia que vais perder, mas quando se fecha uma porta, abre-se sempre uma janela! e tempo pa viagens fantasticas vais ter muitas com certeza :)
    beijo grande

    ResponderEliminar