quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Coisas de Estágio

É com grande contentamento que me encontro inscrita no 5º e último ano de Mestrado. A barreira que me separa do mercado de trabalho começa a ficar cada vez mais ténue, o que faz subir as expectativas e a ansiedade. Nada que me pare ou retire força. Cada dia descubro coisas novas nos outros, no contexto e, principalmente, em mim.

Já havia discutido isto com muitas pessoas e a verdade é que os resultados são efectivamente positivos. A construção de uma máscara profissional, indistinta e impessoal faz com que as pessoas se mantenham a uma certa distência segura, o que me permite "ser" apenas o trabalho que realizo, sem que ninguém tenha acesso ao meu self pessoal/íntimo. No final, o objectivo é evitar problemas que advêm de relações (que poderiam vir a tornar-se) mais próximas e a criação de uma personalidade restritamente profissional, cujas características de personalidade se limitam a utilidades para o mundo do trabalho.

Ninguém me pode julgar para além do produto do meu trabalho e da minha conduta profissional. Abstenho-me de comentar assuntos que não estejam relacionados com trabalho e, mesmo marcações sarcásticas (as quais não posso mesmo evitar) limitam-se a simples e discretos sorrisos e esgares.

Trabalhar num mundo ocupado maioritariamente por mulheres pode ser complicado. Já toda a gente sabe isso. Mais fácil se torna se esta distância se mantiver firmemente. Pode parecer um pouco cínico ou falso. Não o considero. Quando muito será pouco revelador sobre mim. Mas o objectivo é esse mesmo.

A verdade é que me considero respeitada e a minha opinião é levada em conta. E mais, se tudo o que eu fizer se limitar a assuntos profissionais, ninguém esperará mais de mim, nem mo pode exigir. Mas se o fizer, nesses campos, a minha participação é ainda mais considerada, pela pertinência que assumem na minha intervenção. Tenho já experiências que o comprovam.

Ao mesmo tempo que me difundo na paisagem de executivos que me rodeiam, destaco-me pelo profissionalismo que espero transmitir. Penso que isso não será muito difícil, visto que a área me agrada, de facto. A partir de agora, posso explorar mais profundamente a área, mais certa da minha escolha dentro da Psicologia.

Sei que é uma descrição um pouco fria do que se tem passado. Mas estou imbuída pelo espírito profissional. Saí agora mesmo de uma reunião que me deu imenso sono e esperam-me páginas e páginas de leitura para o resto do dia. Não peçam que me desmascare. Fica para uma próxima.

Post Scriptum - Não pensem que a minha máscara trabalhadora não me transparece. Quem me conhece consegue ver-me em mim. Faço questão que a minha imagem se mantenha com aquele toque sexy que me caracteriza. :P

Sem comentários:

Enviar um comentário