segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Coisas de outros



ou

?

Como prometi há uns tempos atrás, vou falar-vos de mais um dos blogs que publicito aqui do lado direito do meu. Desta feita, falar-vos-ei do Caminhante Peregrino. A sua auto-apresentação resume-se a:

"A alma tem mil encruzulhadas, e todos esses caminhos se cruzam na formação de um indivíduo. As ideias de cada um constroem não apenas esse indivíduo, mas também o mundo que o envolve, numa interacção constante Homem-Natureza, impossível de findar...".

Ora, o objectivo deste blog é exactamente difundir ideias. Mas não as ideias comuns do homem que assiste aos acontecimentos como um espectador, como um mero alvo de tudo o que é manipulação de informação. Aqui, a manipulação é feita no sentido inverso.

E se tudo o que vês na televisão, que ouves na rádio, que lês nos jornais, que ouves nas conversas, fosse além disso? E se o cheiro a podre que sentes no ar for mesmo a degradação da inteligência humana, da degeneração do que já foi a liberdade e é agora ilusão de uns pobres aspirantes a mais do que sombras de Platão? E se as teorias da conspiração não forem apenas isso e algumas até fizerem sentido? E se a conspiração existir mesmo e for contra a tua liberdade? Não gostarias de pensar «Ao menos fui avisado», quando sentires as correias a apertarem-te o cérebro e o teu pensamento se começar a perder na mancha suja de todos os pensamentos cinzentos de todos os homens como se fossem um? Não gostarias ao menos de ter sentido, ainda que por momentos, alguma cor distinta dessa massa cinzenta dentro do teu próprio crânio?

É aqui que se acende um rastilho leve de liberdade. Aqui tens uma alternativa ao pensar comum dos homens de quem nunca ninguém se vai lembrar. Aqui tens uma alternativa ao pensamento dos seguidores. Experimenta e quem sabe talvez te libertes. Vale a pena o risco!

Coisas de que nunca ouviste falar. Coisas de que já ouviste falar, mas que nunca te explicaram. Coisas que não percebes e que aqui entendes. Coisas que parecem retiradas de filmes sobre a II Guerra Mundial, directamente do pensamento de Hitler, e que afinal acontecem hoje e aqui. Coisas que devias saber e que escondem de ti. Coisas que não dizem respeito só aos outros, mas a ti também. Aliás, tu és o principal responsável pela tua liberdade. Não a entregues nas mãos de outros. Lê aqui!

Mais vale uma pessoa escandalizada, mas consciente, do que um pateta alegre!


Tenho mesmo de ressalvar algumas frases brilhantes que deviam ser do senso comum, mas que a maioria das pessoas não tem como consciente. Aqui ficam exemplos:

"... quem deve governar as nossas vidas somos nós, e que cada um deve suportar individualmente as consequências das suas escolhas."

"Da liberdade nasce a criatividade, da necessidade nasce a iniciativa, do investimento pessoal nasce a prosperidade."

"O problema é que não conhecemos o passado, apenas a versão que nos contam, e essa é incompleta, pois somos sempre considerados, enquanto estudantes, demasiado limitados para compreender todas as perspectivas de um acontecimento."

"A hipocrisia está em níveis demasiado altos para que o meu sentido de decência tolere que escreva mais... mais... mais... propaganda, vá!"

Sem comentários:

Enviar um comentário