segunda-feira, 14 de junho de 2010

Macarrão com molho cremoso al forno


Antes de começares a cozinhar, arranja a cozinha de maneira a que te possas movimentar à vontade. Prepara os ingredientes, já medidos para te ser mais fácil e rápido executar as tarefas. Vais precisar de:

1 cebola média/grande
70g margarina
3 colheres(sopa) farinha
6,5dl leite quente
1dl polpa de tomate
sal e pimenta a gosto
1 lata grande de atum
500g macarrão;
queijo ralado p/ polvilhar

Pica a cebola de forma a não ficar demasiado fina e junta-lhe a margarina num tacho. Leva a lume até a cebola ficar macia. Depois, junta-lhe a farinha e mexe bem. Aos poucos, adiciona o leite, mexendo sempre até que a mistura se torne um creme. Junta depois a polpa de tomate e tempera com sal e pimenta a gosto. Mexe bem e deixa cozinhar, em lume brando, durante 10 minutos. Vai mexendo de vez em quando. No final, junta o atum escorrido e bem esmagado. Volta a mexer bem e retira do lume.
Programa o forno para os 180º. Coze o macarrão em água temperada e escorre-o. Prepara um tabuleiro para ir ao forno. Coloca uma primeira camada de creme e depois outra de macarrão e por aí em diante, de forma a terminares com uma camada de creme. Espalha queijo ralado a teu gosto e coloca no forno até que o queijo esteja todo derretido. Retira do forno e serve com vinho alentejano.
Bon apetit!

3 comentários:

  1. Experimenta deixar a cebola, depois de cortada, mergulhada em sumo de limão durante 2 horas.
    Prova e depois diz alguma coisa ;)

    Bjinho e vê se te mimas mais!

    ResponderEliminar
  2. Duas horas é um exagero de tempo, quando a ideia deste prato é o tempo médio que demora a executar. Mas obrigada pela dica! Suponho que a ideia seja anular o sabor da cebola, o que vai no sentido contrário do objectivo da receita. Eu adoro cebola. Tem propriedades anti-cancerígenas, para além de ser positivo para todo o nosso organismo. Se lhe desculparmos o cheiro que provoca nas bocas de quem a come, não passamos sem ela. :)

    ResponderEliminar
  3. A receita tá perfeita. Comemos de cara***. Aliás éramos 3 e não me lembro se sobrou... A vinhaça se não foi toda acho que também foi por pouco... he he he

    ResponderEliminar