segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Adeus da Bianca

A Bianca surgiu pela primeira vez, quando eu (whity) tinha 16 anos, ainda que de forma muito residual. A partir daí foi surgindo sempre que a bebida se misturava com um entusiasmo demasiado grande para ser processado por mim. A Bianca resulta da retirada de todas as inibições possíveis que eu imponho a mim própria e que me torna eu e tem apenas uma coisa em mente: a satisfação da necessidade mais básica e instintiva num ser humano. Por isso mesmo, a Bianca não é muito esquisita na escolha de companhia, nem pensa nas consequências. A Bianca surge de repente e faz questão de se mostrar presente e no controlo. Gosta de provocar situações que para a maioria das pessoas é constrangedoras e não tem papos na língua também. Diz o que eu penso e o que ela pensa, como se fossem a mesma coisa. E não sabe lidar com o que eu sinto, pelo que faz por transparecer qualquer tipo de ódio ou raiva que eu possa ter acumulada, mas de forma desajustada e insensata.


Porque todas as memórias que a Bianca traz são enevoadas, indefinidas. Não são o tipo de memórias que eu queira guardar, nem sequer me orgulho delas. A Bianca já me trouxe problemas antes e não compensou com coisas positivas. Até pode ser que a existência dela seja positiva, no sentido de libertação de fantasias e loucuras que eu sóbria não ouso fazer. Isso não garante que no futuro as consequências possam ser demasiado graves para serem ultrapassadas.


E, por tudo isto, a festa acaba aqui. A Bianca vai retirar-se de vez. E a última vez que existirá será para deixar algo que eu espero ser positivo. Até ao dia 5 de Novembro, deixem as vossas questões como comentário a este post. Eu suponho que ela vá responder a tudo, visto que não tem papas na língua, por isso, perguntem qualquer coisa que vos intrigue, conselhos de engate, o que for. As respostas irão ser publicadas dia 6 de Novembro. Aproveitem agora, porque não terão outra oportunidade.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Eu estou a divertir-me imenso com o que faço, neste momento. Estou a viver o momento, sem pensar muito no dia de amanhã. Cumpro os meus horários, faço as minhas coisas, mas essencialmente divirto-me muito. Estou com as minhas amigas e amigos, rio-me imenso, até danço! Tenho o sorriso aberto até nem sei onde, estou de bem com a minha auto-estima e consigo sentir-me sexy. Tem sido bom ouvir os problemas dos outros, não porque acho que seja bom que os outros tenham problmeas, mas porque não sou eu a falar dos meus. Quem está comigo sabe que estou a gostar do estágio, que estou contente por ter feito a escolha certa na área e que corresponde às minhas expectativas. Quem tem estado comigo, tem-me visto rir das minhas asneiras, porque têm sido inofensivas.


Mas não estou feliz. Não pensem que um sorriso transparece felicidade ou bem-estar. Não estou a lutar por ser quem eu desejava ser. Não estou a sê-lo, nem de perto, nem de longe.

Sei que talvez seja uma fase, que é óptimo para ultrapassar as coisas neste momento e que daqui a uns tempos eu hei-de acalmar e voltarei a ficar serena e hei-de mostrar de novo aquela faceta mais madura que ganhei com isto tudo. A ver vamos...

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Coisas que fazem rir, mas que não têm piada nenhuma

Acho que nunca, na história deste blog, escrevi dois posts no mesmo dia. Mas, no seguimento do post anterior, tenho de colocar uma piada que acabei de dizer a uma amiga e que é, de facto, ainda que exasperadamente ridículo, uma verdade nos dias que correm.

- O que faz uma pessoa pobre para emagrecer?
- Deixa de receber o Subsídio de Reinserção Social.

Triste o Portugal em que nasceu o meu sobrinho.

Coisas de outros



ou

?

Como prometi há uns tempos atrás, vou falar-vos de mais um dos blogs que publicito aqui do lado direito do meu. Desta feita, falar-vos-ei do Caminhante Peregrino. A sua auto-apresentação resume-se a:

"A alma tem mil encruzulhadas, e todos esses caminhos se cruzam na formação de um indivíduo. As ideias de cada um constroem não apenas esse indivíduo, mas também o mundo que o envolve, numa interacção constante Homem-Natureza, impossível de findar...".

Ora, o objectivo deste blog é exactamente difundir ideias. Mas não as ideias comuns do homem que assiste aos acontecimentos como um espectador, como um mero alvo de tudo o que é manipulação de informação. Aqui, a manipulação é feita no sentido inverso.

E se tudo o que vês na televisão, que ouves na rádio, que lês nos jornais, que ouves nas conversas, fosse além disso? E se o cheiro a podre que sentes no ar for mesmo a degradação da inteligência humana, da degeneração do que já foi a liberdade e é agora ilusão de uns pobres aspirantes a mais do que sombras de Platão? E se as teorias da conspiração não forem apenas isso e algumas até fizerem sentido? E se a conspiração existir mesmo e for contra a tua liberdade? Não gostarias de pensar «Ao menos fui avisado», quando sentires as correias a apertarem-te o cérebro e o teu pensamento se começar a perder na mancha suja de todos os pensamentos cinzentos de todos os homens como se fossem um? Não gostarias ao menos de ter sentido, ainda que por momentos, alguma cor distinta dessa massa cinzenta dentro do teu próprio crânio?

É aqui que se acende um rastilho leve de liberdade. Aqui tens uma alternativa ao pensar comum dos homens de quem nunca ninguém se vai lembrar. Aqui tens uma alternativa ao pensamento dos seguidores. Experimenta e quem sabe talvez te libertes. Vale a pena o risco!

Coisas de que nunca ouviste falar. Coisas de que já ouviste falar, mas que nunca te explicaram. Coisas que não percebes e que aqui entendes. Coisas que parecem retiradas de filmes sobre a II Guerra Mundial, directamente do pensamento de Hitler, e que afinal acontecem hoje e aqui. Coisas que devias saber e que escondem de ti. Coisas que não dizem respeito só aos outros, mas a ti também. Aliás, tu és o principal responsável pela tua liberdade. Não a entregues nas mãos de outros. Lê aqui!

Mais vale uma pessoa escandalizada, mas consciente, do que um pateta alegre!


Tenho mesmo de ressalvar algumas frases brilhantes que deviam ser do senso comum, mas que a maioria das pessoas não tem como consciente. Aqui ficam exemplos:

"... quem deve governar as nossas vidas somos nós, e que cada um deve suportar individualmente as consequências das suas escolhas."

"Da liberdade nasce a criatividade, da necessidade nasce a iniciativa, do investimento pessoal nasce a prosperidade."

"O problema é que não conhecemos o passado, apenas a versão que nos contam, e essa é incompleta, pois somos sempre considerados, enquanto estudantes, demasiado limitados para compreender todas as perspectivas de um acontecimento."

"A hipocrisia está em níveis demasiado altos para que o meu sentido de decência tolere que escreva mais... mais... mais... propaganda, vá!"

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Gata Assanhada

Sim, a Gata Assanhada veio para ficar. Tem todo o tipo de coisas para dizer e mistura as coisas que tanto eu como o meu alterego, a Bianca, temos para dizer sobre mulheres, homens e relações entre os humanos. É vergonhoso, sempre escrito com raiva, sedução ou sarcasmo. Por isso, leiam com precaução.
Tenho 24 anos. Eu disse que estes seriam tão divertidos como os meus 20 anos. É incrível como numa questão de anos as pessoas podem passar a ver a realidade de forma tão diferente.

Este ano está a ser, sem dúvida, diferente dos últimos dois. Melhor? Não sei. As pessoas ainda me confundem muito. Erramos muito e sobrevivemos a isso. Os filmes não são retratos da realidade. São ilusões impossíveis daquilo que gostaríamos que fosse. As pessoas portam-se muito bem nos filmes. Na realidade, as pessoas andam sempre confusas. O corpo leva a avante sobre a mente demasiadas vezes e, quanto ao coração, às vezes duvido que até exista. Amamos a família e amamos os amigos. Os outros são instrumentos de prazer maquiavélico. As pessoas gostam mesmo de se pôr em frente ao comboio e ser arrematadas por ele. Sabem que vai doer, mas não conseguem fugir de o fazer. E depois nem dói assim tanto. As pessoas sofrem como doidas por uns dias e depois ultrapassam, dizem que aprenderam com tudo aquilo e voltam exactamente ao mesmo.

Se calhar estou muito céptica hoje. Se calhar é da mini ressaca. Ou talvez eu tenha mesmo razão. E, se tenho, é muito triste. Não só não queria fazer parte deste mundo caótico de insensíveis, como gostaria de não ser uma deles. As pessoas seriam muito mais felizes se se entregassem ao que sentem, se ouvissem exactamente o que as outras pessoas dizem, se ligassem mais aos sentimentos e menos aos instintos...

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Barack Obama recebeu o Prémio Nobel da Paz.

Esta frase devia causar terror ao mundo. A minha geração não sabe, mas antes da II Grande Guerra muitos dos valores nos quais se baseou a acção de Hitler eram apoiados pela grande parte do mundo político ocidental. Não se admirem, portanto, se daqui a uns poucos anos esteja o mundo escandalizado por acções tão vis e perversas.

É revoltante ver ser distinguido um homem tão mesquinho e inútil para o bem da Humanidade, pelo mesmo prémio que homens e mulheres que de facto ofereceram a sua vida em prol de uma causa justa, sincera e maior. Não é a primeira vez que um nome nojento entra na lista dos lutadores da paz. Nelson Mandela, Yasser Arafat, entre muitos outros, foram homens de guerra, de mortos e de exército. Nem vou comentar o ridículo que se tornou este "Prémio Nobel" ao ser entregue a Al Gore por algo que, além de não estar provado, não está minimamente relacionado com a paz.

Homens que não precisavam de ser misturados com qualquer ralé e que do dito "Prémio" não ganharam nada, porque a sua luta não se fazia desonesta foram Santa Madre Teresa de Calcutá, João Paulo II (que merecia o prémio e nunca o recebeu), Mahatma Gandhi, Martin Luther King Jr, o actual Dalai Lama, Irena Sendler (que foi proposta no mesmo ano que o Al Gore!), o português Aristídes de Souza Mendes... Estas pessoas não feriram uma única pessoa no decorrer da sua luta. Não foi derramado uma única gota de sangue que tenha sido ordenada pela sua boca. Lutaram com paz.

Para mim, o dito "Prémio" Nobel da Paz não representa em nada o nome que lhe é dado. Segue a influência baixa e mesquinha da política internacional. Deixa-se influenciar por propagandas de marketing fáceis, que elevam aos olhos dos burros o maior deles. Mais nada.

O mundo está podre, mas não está perdido. Enquanto houver no meio de nós quem distinga perfeitamente entre o trigo e o joio, há esperança. Valha-nos Deus!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009


Não depende de nós melhorarmos quando estamos em baixo. Pelo menos, não depende só de nós. O tempo, as circunstâncias, a ajuda de quem nos rodeia são decisivos para "sair do buraco". Mais importante do que isso, a presença de Deus, ao longo de todo este tempo, foi fundamental para poder ir colocando cor na minha vida. Vai devagar, devagarinho.


Porque hei-de ter vergonha se não desisti?

quinta-feira, 1 de outubro de 2009


Hoje é o Dia Mundial da Música. Mas hoje foi também um dia de luto para amigos meus muito especiais. Por isso, aqui fica música, bela e simples, como quem recordamos hoje.



http://www.youtube.com/watch?v=HvMX2ecU0P0